Java Interface GUI - Criando sua Primeira GUI

Fala galera!

Hoje eu vou começar aulas sobre como você criar uma interface gráfica com o Java, muitas pessoas principalmente os inciantes não gostam muito dos programas em modo texto, mas aquelas aulas em modo texto são essenciais pois explica, os conceitos básicos da linguagem como variáveis  condições de repetições e etc. Por isso como pré requisito para ter um bom desempenho você terá que ter visto todas as aulas de java iniciantes aqui no blog ou ter os conhecimentos dos conceitos básicos da linguagem Java. Para o nosso primeiro exemplo nada de muito complexo, pelos mesmos motivos de se começar com um Hello World. O nosso programa também ira imprimir uma mensagem só que dessa vez dentro de uma caixa de dialogo com a mostra abaixo. O resultado do nosso programa e mostra logo abaixo





Vamos por a mão na massa.

Partindo de que você tenha feito as aulas de Iniciante eu não vou explicar aqui como salva e executar o programa, Simplesmente irei mostro o resultado e logo em seguida eu darei a explicação. Casso não tenha feito clique aqui e volte e faça agora mesmo. O código do nosso programa esta logo abaixo.

1 import javax.swing.JOptionPane;
2
3 public class CaixaDeDialogo {
4 public static void main(String[] args) {
5 JOptionPane.showMessageDialog(null, "Minha Primeira Interface GUI", "Caixa de Dialogo",
6 JOptionPane.PLAIN_MESSAGE);
7 }
8
9 }

Na primeira linha temos a importação da classe JOptionPane do pacote Swing, essa API traz uma serie de componentes de interface gráfica e serve para os programadores desenvolverem interface GUIs personalizadas e muito mais elegantes do que uma simples caixa de dialogo  Exitem outra API de componentes gráficos no Java que e AWT (Abstract Windows Toolkit) a diferença entre elas basicamente e que a AWT os componentes gráficos iram ser exibidos de acordo com a plataforma ex: no windows vai aparecer de um jeito e no linux de outro jeito, tornando o programa mais pesados. No Swing eles tem uma aparência mas padrão que não depende da plataforma  e nesse caso o programa se torna mais leve, mas as classes AWT que não se aplicam a aparência como e o casso da classe "KeyAdapter"(para tratar eventos do teclado) se aplica junto com com pentes Swing.
Na linha 5 temos um método "static" da classe JOptionPane que e showMessageDialog e método recebe 4 parâmetro o primeiro se refere a o posicionamento da caixa de dialogo em relação a uma janela pai ou seja a janela que a chamou caso seja null (nosso caso) a caixa de dialogo vai aparecer no centro da tela. O segundo parâmetro é o texto que vai aparecer como informação para o usuário. O terceiro e o texto que vai aparecer na barra de títulos do programa e o quarto  ultimo é uma constante da classe que serve para dizer a caixa de dialogo qual icone deve mostra, a constante PLAIN_MESSAGE não exibe nenhum icone.
As contates das caixas de diálogos são listadas abaixo.

  1. ERROR_MESSAGE
  2. INFORMATION_MESSAGE
  3. WARNING_MESSAGE
  4. QUESTION_MESSAGE
  5. PLAIN_MESSAGE
Como exercício troque as constates do programa atual ou faça outros para ver cada uma delas funciona.

Espero que tenham gostado. Até a próxima.